Compliance test oferece para o analista de rádios a oportunidade de “testar” frequências que funcionam em outros países, abrindo praticamente todas as frequências.
Segundo a Ubiquiti, o modo “Compliance Test” deve ser usado só para testar e não “deve” ser usado em vida real.
Se você não sabe do que se trata, vou resumir um pouco para você entender o que iremos fazer.
Em todos os países, existe um regulamento que decreta quais as frequências (canais) são livres para utilização de Wireless em espaço aberto, ou seja, você não poderia simplesmente ligar um equipamento e trabalhar com a frequência que bem entender. Equipamentos de empresas como Mikrotik ou Ubiquiti Networks são capazes de trabalhar em várias frequências diferentes, incluindo aquelas que não podem ser utilizadas no seu país.
Basicamente, esses equipamentos selecionam as frequências que você pode trabalhar a partir do momento que você selecionou um país na sua configuração, neste caso eles habilitariam as frequências do país que você selecionou e nada mais. Caso você não selecione um país, você poderia selecionar uma opção chamada “Compliance test” (em equipamentos da Ubiquiti), onde todas as frequências nas quais o equipamento pode funcionar estariam ativas. O problema é que nas últimas versões dos equipamentos da Ubiquiti a companhia removeu a opção de Compliance Test, forçando o usuário a selecionarem o seu país original.
Segundo alguns fóruns da Internet, a medida foi tomada devido a pedidos dos órgãos reguladores de Telecom (como a Anatel) de vários países ao redor do mundo, pois tal opção estaria facilitando os usuários a utilizarem canais “proibidos” em seus países.
Para cortar um pouco a conversa, alguém descobriu que a opção não havia sido totalmente removida, simplesmente “desativada” nos novos firmwares. Para ativá-la novamente, você só precisaria entrar no equipamento via SSH e digitar os seguintes comandos:
PRIMEIRO VAMOS BAIXAR O PUTTY e logo depois adicionar os comandos
enable_ct
save
reboot
observação: Usar firmware licensed sem ter a devida autorização da ANATEL, é crime, pois estará fora da características em que o equipamento foi homologado. Por isso que a UBNT está mais rigorosa com o envio desde firmware.
Se você tem algum problema em sua torre, é melhor investigar e tentar arrumar dentro da lei, e não utilizar frequências fora da regulamentação.
Comentários
Postar um comentário